Como um dos estados barsileiros mais conhecidos ao redor do mundo, o Rio de Janeiro possui uma alta demanda. Tanto a circulação de pessoas quanto o abastecimento de mercadorias na região portuária necessitam de um aporte rápido e conscistente. E é por isso que a malha ferroviária fluminense é uma das mais importantes do país.

Em relação a circulação de pessoas, os trens urbanos possuem um equiparado que atende cerca de 12 municípios da região metropolitana do Rio. A infraestrutura conta com 270 quilômetros de extensão, 7 linhas e mais de 100 estações. Além disso, houve um registro de cerca de 350 mil passageiros circulando através dos trens do estado durante o ano de 2022.

A SuperVia, cliente da Via Permanente, é a responsável nos dias atuais por operar as linhas. A responsabilidade foi assumida em 1° de novembro de 1998 e, desde então, a empresa vem fazendo investimentos para melhorias na malha. No espaço de tempo entre 1998 até 2009, o orçamento chegou aos 545 milhões de reais, dando prioridade a evolução da infraestrutura e a implantação de bilhetagem eletrônica.

A história da malha ferroviária, tanto do Rio de Janeiro quanto do Brasil, data desde os tempos do império no século XIV, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Mauá. Localizada no porto da Guia de Pacobaíba em Magé, esse monumento histórico nacional é um elemento muito importante para a indústria ferroviária. Portanto, lançaremos uma próxima publicação com o foco nesse tema.

Fiquem ligados nos conteúdos do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Seja bem vindo(a) ao nosso canal de atendimento. Será um prazer ajuda-lo?