O 5G surgiu para revolucionar o modo como vivemos e nos relacionamos com a tecnologia. Mas o que é esse tal de 5G? A quinta geração de tecnologia para celulares sem fio surgiu com o propósito de aumentar o potencial de consumo de Internet, comparado ao que tinhamos anteriormente a partir do uso do 4G. Além disso, a nova tecnologia irá auxiliar no uso de carros autônomos, aplicações avançadas de jogos e transmissões ao vivo.
Entretanto, o motivo pelo qual estamos abordando o tema no blog da Via Permanente é graças aos impactos do 5G na indústria ferróviária. Então, sem mais delongas, vamos às razões para essa influência.
Como qualquer outro setor industrial, o setor ferroviário vem sendo constantemente influenciado pelas revoluções tecnológicas. Portanto, especialistas da área buscam estudar e construir ferramentas para desenvolver e otimizar, por exemplo, a segurança, a sustentabilidade e a eficiência operacional nas ferrovias.
Exemplificando essa qeustão, podemos citar a implantação da tecnologia de Monitoramento da Ponta de Agulha (MPA). O MPA é, basicamente, um sistema de monitoramento online responsável por acompanhar as variáveis do sistema ferroviário relacionados à ponta de agulha, componente importante do sistema de desvio nos trilhos.
Nesse sentido, o 5G trabalha como um importante aliado, já que um sistema operacional online como o citado acima demanda um consumo de dados muito alto. Caso nos retessemos a estrutura antiga do 4G, ela não seria capaz de processar tamanha transferência de informações. Por isso, o mercado tecnológico está sempre buscando atualizar esse sistema, permitindo que ele acompanhe o volume de informações que a sociedade está produzindo cada vez mais.