Os profissionais por trás das ferrovias

15 de maio

No mês de abril, foi comemorado tanto o Dia do Ferroviário (30 de abril) quanto o Dia do Metalúrgico (21 de abril). E como forma de homenagear esses e outros tantos profissionais que mantém as ferrovias funcionando diariamente, vamos trazer no blog de hoje alguns dos principais especialistas do setor.

Operador de Ferrovia

O operador tem a função de controlar diariamente as redes ferroviárias, dando atenção ao fluxo de passageiros e cargas. Sua rotina envolve a supervisão e operação dos trens, manutenção de trilhos e controle de horários e rotas. Ele deve estar constantemente atento durante o expediente para evitar possíveis acidentes de trânsito.

Manobrador

O manobrador, ou manobrista ferroviário, é responsável por guiar as locomotivas até o seu ponto de partida, para que seus vagões sejam anexados. Esse processo de anexagem dos vagões é feito por meio de uma manobra específica, por isso a necessidade de um especialista. Além disso, o manobrador também deve: controlar o pátio de manobras, preencher os registros técnicos e operacionais das atividades e operar o Aparelho de Mudança de Via (AMV).

Controlador de tráfego

O controlador de tráfego é encarregado de dar coordenadas ao maquinista para seguir na linha férrea de modo seguro. Essa função exige uma alta capacidade de concentração e também requer um treinamento próprio para orientar o profissional a forma correta de agir durante situações de risco.

Engenheiro ferroviário

Um engenheiro ferroviário atua na gestão de projetos, manutenção de ferrovias, planejamento de linhas férreas e fiscaliza obras de infraestrutura. Outra importante exigência é que o profissional também esteja atento a questões de prevenção e investigação de acidentes ferroviários, além de entendimento sobre legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários.

Técnicos de manutenção

Os principais requisitos para se tornar um técnico de manutenção na linha ferroviária são a capacidade de supervisionar a montagem, fabricação e manutenção dos diferentes elementos que compõem o sistema ferroviário. Alguns desses elementos são: peças, componentes, vagões, locomotivas, máquinas, entre outras ferramentas.

Fale Conosco

    Estamos à disposição!

    WhatsApp Comercial (32)98431-0801
    Telefone (32) 3771-4272
    LinkedIn in/viapermanente
    Trabalhe conosco
    Rodovia BR 040 Km 800, n° 37 (ao lado do posto de gasolina Mineirão)
    Matias Barbosa - MG
    Conecte-se!